SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O que tem sido feito com o Lula é desumano

Copiei do FB de Rafael Patto

Eu não tenho notícia de nenhum paralelo à perseguição que a família Lula sofre nesse país há várias décadas. Desconheço qualquer coisa minimamente parecida.
Num depoimento ontem, durante o velório da Dona Marisa, o jornalista Chico Malfitani lembrou do primeiro programa do PT em rede nacional de televisão. O ano era 1984 e o programa foi gravado na casa do Lula, num bairro operário de São Bernardo do Campo. O propósito de ser ali a gravação do programa era um só: DESMENTIR BOATOS. Já naquele tempo, Lula era "acusado" de ter ganhado uma casa no Morumbi e corriam fofocas de que ele era visto entrando e saindo com empregados, seguranças, motoristas, etc.
Desde aquele tempo a história já era exatamente esta que a gente vê e lê hoje em dia.
O que tem sido feito com o Lula é DESUMANO. Tão desumano que o efeito desse processo prolongado e torturante de linchamento moral é a desumanização. É chocante ver a falta de empatia de algumas pessoas em relação ao Lula e sua família. Nem em momentos de luto existe trégua. "Não preocupa não, cachaceira, no inferno tem triplex". Esse foi um dos comentários que eu li durante a transmissão do velório da Dona Marisa...
Em 1984, era a mansão do Morumbi. Hoje é o triplex do Guarujá, que nunca pertenceu ao casal Lula, mas todos têm a "convicção" de que é dele, assim como 33 anos atrás todos o viam entrar e sair da mansão que nunca existiu...
As coisas nesse país são estranhas: fernando henrique tem um apartamento de altíssimo padrão em Paris, Avenida Foch, um dos metros quadrados mais valorizados da capital francesa. Como ele o adquiriu? Com seus proventos de professor aposentado da USP? Com o subsídio de presidente da república? Faz-me rir! Ninguém - Procuradoria Geral, Polícia Federal, imprensa, ninguém - nunca procurou saber.
Grampos telefônicos de Dona Marisa com seu filho, sem qualquer conteúdo de relevância jurídica foram "vazados" para a imprensa. A troco de que??? Que provas estavam contidas ali??? Uma mulher enraivecida com os panelaços mandava os paneleiros enfiar suas panelas no cu. Isso incrimina alguém? Como as conversas não tinham nenhum préstimo processual, foram vazadas por puro ESCRACHE, simplesmente para expor, constranger, humilhar, ridicularizar.
A conversa do fernando henrique com o mendonça de barros, então ministro das comunicações, em que, na véspera da privatização das telecomunicações do país, ele afirmava "nós estamos no LIMITE DA IRRESPONSABILIDADE", jamais foi vazada para o jornal nacional.
Aliás, essa história de GOLPISMO não é de agora: fernando henrique também deu seu golpe, ao transformar a Câmara e o Senado num balcão de negócios para a aprovação da emenda da reeleição. Ele era juiz e jogador ao mesmo tempo e, com o apito na boca, marcou um pênalti pra ele mesmo cobrar e converter. Malotes de dinheiro atravessavam a Praça dos Três Poderes, pra lá e pra cá, mas nada disso é escândalo. Afinal, um segundo mandato do fernando henrique era crucial para levar a cabo o processo de liquidação do patrimônio público nacional. NO LIMITE DA IRRESPONSABILIDADE. Leilões de cartas marcadas, BNDES patrocinando lances de consórcios formados na madrugada e que davam como garantia para os empréstimos alguns papeis podres: pega o dinheiro vivo e coloca no lugar umas promissórias sem lastro como "garantia". Assim o Brasil foi vendido nos anos 90.
Mas nada disso é crime porque favoreceu os especuladores internacionais e nacionais. Crime é Bolsa Família, é Minha Casa Minha Vida, é ProUni, é Ciência Sem Fronteiras... Crime é fazer políticas públicas para os pobres. Quem pratica esse tipo de crime no Brasil é escorraçado e perseguido: Getúlio terminou com um tiro no peito, Jango foi deposto e ainda seria envenenado no Uruguai, Dilma foi golpeada pelas costas, Lula tem que ser esfolado até virar pó.
Agora eu me pergunto: há 34 anos o acusam, o caluniam, o denunciam... Não prendem por quê??? Ele é Mandrake? Houdini? Não o prendem porque não conseguem levantar um grão de evidência concreta contra ele.
Dois pedalinhos que uma avó que trabalhou a vida inteira deu para os netos??? Isso é prova de enriquecimento ilícito??? A esposa do ex-governador sérgio cabral acumulou milhões de reais em joias. Uma entradinha da mulher do eduardo cunha numa boutique em Paris, Londres, Nova York ou Milão jamais saía por menos de um milhão. E elas jamais tiveram a exposição que a Dona Marisa teve por causa de dois pedalinhos que, juntos, custaram 5 mil e seiscentos reais...
Banquetes finézimos, regados a vinhos nobres, eram servidos no Palácio da Alvorada para "amigos" do fernando henrique que iam tratar de "doações" para o instituto fhc (pessoa jurídica de direito PRIVADO!!!)... Será que uma dessas "doações" terá sido o apartamento da Avenue Foch??? Ah se o Lula tivesse feito coisa parecida. O mundo desabaria! E olha que com o Lula os jantares sairiam bem mais baratos: ao invés de vinhos franceses, ele serviria Brahma latão mesmo. E no isopor...
É isso que esse país hipócrita e elitista não suporta. O Lula escancara a nossa essência plebeia. O Lula, desde o modo de falar, expõe o que nós mais denegamos de nós mesmos. É uma questão muito mais ESTÉTICA do que propriamente ÉTICA. Não tem problema o que o fernando henrique tenha feito. Pelo menos ele é asseado...
Pedalinho??? Que mandasse mesada para filho bastardo no exterior, via transferências online de empresa de fachada... Mas que pelo menos falasse inglês fluentemente.
Lula, você não é incriminado por prática de corrupção. Você e sua família são esculachados porque vocês ofendem o "bom gosto" de uma elite que renega a nossa brasilidade, uma elite que não se conforma com sua genética espúria e se ressente de não ser saxã.
Esse país ainda vai ter que te pedir desculpas por toda a perseguição injusta e por ter assassinado a sua esposa e companheira.
Um beijo no seu coração.

Nenhum comentário: