SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Os discursos de ódio e intolerância pretendem transformar a humanidade em um imenso campo de concentração. Eles destroem, atrasam e invalidam o progresso da humanidade

COPIEI DE LETÍCIA LANZ

Não gostar de uma pessoa não autoriza ninguém a discriminá-la, violentá-la e, por fim, matá-la. Pois é exatamente isso que os chamados “discursos de ódio e intolerância” fazem ao estimularem abertamente a repressão, a segregação, a exclusão e o extermínio de grupos humanos inteiros, baseados em crenças absolutamente idiotas e estapafúrdias de superioridade racial, política, religiosa, de gênero e de tantas outras besteiras semelhantes. Discursos de ódio e intolerância não admitem nenhuma forma de diversidade humana fora dos modelos e padrões defendidos pelos que se sentem no direito de ter mais direitos do que os outros, pelo simples motivo de serem brancos, homens, heterossexuais, cristãos, proprietários, etc. etc. etc.

Os discursos de ódio e intolerância vêm invariavelmente revestidos de uma defesa intransigente de valores e estruturas da sociedade organizada, como a família, a ordem social, a justiça, a proteção à criança, a decência moral. Mas isso não passa de uma cortina de fumaça para encobrir os verdadeiros objetivos hegemônicos de dominação de grupos que se consideram “esquizofrenicamente escolhidos” para reinarem acima de tudo e de todos. O que está verdadeiramente em jogo é o ódio aberto e declarado a grupos sociais que eles lutam para excluir, segregar e exterminar. Embora possam aparecer debaixo dos mais variados disfarces, os pontos centrais dos discursos de ódio e intolerância estão concentrados nas seguintes áreas:
1 – Defesa da supremacia branca: os “brancos” são superiores a todas as outras “raças” (negros, índios, orientais, etc. etc.);
2 – Defesa da superioridade do homem sobre a mulher;
3 – Defesa da masculinidade heterossexual e cisgênera (ódio declarado à homossexualidade e a todas as identidades transgêneras);
4 – Defesa da identidade “cristã”: o cristianismo como religião superior a todas as outras;
5 – Defesa da criminalização do aborto (que, no fundo, é apenas uma reafirmação da propriedade masculina do corpo da mulher);
6 – Defesa da posse individual e generalizada de armas (sob o pretexto de se promover a defesa da “família” e da “propriedade”)
7 – Veemente repúdio a políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade e da justiça social.
Os “discurseiros do ódio e da intolerância” se valem de obscuras citações bíblicas para “naturalizar” suas crenças estapafúrdias a respeito de sexo, gênero e orientação sexual, fazendo com que coisas que não passam de preconceito insano sejam vistas como “vontade expressa do senhor”. Da mesma forma, encontram na bíblia - tanto farta quanto falsa justificativa - para a sua “cruzada” tresloucada de extermínio étnico (apenas brancos), sexual (apenas héteros), social (apenas ricos) e de gênero (apenas machos e mulheres obedientes e subalternas). 
O nazismo é o exemplo mais terrível de discurso de ódio e intolerância no século XX, que hoje ressurge com força enlouquecedora na fala demente e desatinada de líderes políticos e religiosos fundamentalistas. Eu sei que você acredita na liberdade, na igualdade e na fraternidade das pessoas e dos povos. Por isso, fique atenta: não apoie, não dê ouvidos, não divulgue e denuncie, de todas as formas e por todos os meios possíveis, os discursos de ódio e intolerância que pretendem transformar a humanidade em um imenso campo de concentração. Eles destroem, atrasam e invalidam o progresso da humanidade. (Letícia Lanz)

Nenhum comentário: