SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 3 de março de 2015

Uma nova lógica obtusa: nota rápida a partir de um texto trotskista sobre o 13 de março

O Serviço de Alto Falantes Ornitorrinco Renegado informa que LBI é a Liga Bolchevique Internacionalista (veja o blog deles aqui), flamejante seita fundamentalista de subúrbio cujos membros, punheteiros delirantes, sem exceção, no máximo esfolam seus diminutos pintinhos e clitóris com sua "revolucionária" gritaria ungida. 
---xxx---

Copiei do Cesar Margolin

Não pretendo aqui discutir qual seria a melhor opção para o cardápio de manifestações marcadas para março, embora tenha posição sobre isso. O que motiva o texto é apenas uma reflexão, ainda que rápida, sobre as loucuras que vivemos. Falo das curiosas posições das organizações de esquerda diante do ato convocado pela CUT para o dia 13 de março.

Meu ponto de apoio será um texto da LBI (pra quem não sabe, um dos grupos trotskistas atuantes no Brasil, responsável por uma das muitas “quartas internacionais”).

O texto tem como título “nem o 6 do PSTU, nem o 13 do PT” e diz, em síntese, mais ou menos o seguinte: há uma “briga” (coloco entre aspas e em itálico expressões do próprio texto) entre as organizações da esquerda sobre as manifestações. O PSTU, que não participará das manifestações do dia 13, convoca sua própria manifestação para o dia 06 e lhe dá o nome pomposo de um “dia de greve geral”. O PCB anunciou que não vai “endossar” manifestações governistas e não diz o que pretende fazer. O PCO, “travestido de antigolpista”, participará das manifestações do dia 13. O PSOL não é citado no referido texto. O autor do texto tem a lucidez temporária de afirmar que “somente no país imaginário “sonhado” pelos revisionistas do PSTU poderá ocorrer uma greve geral de verdade no final desta semana” e reconhece que a “divisão de forças no campo da esquerda neste momento só irá fortalecer a direita tucana”.

Dito tudo isso, a esperança que bate no coração de qualquer um que mantenha os pés no chão e o raciocínio lógico (mesmo que de lógica formal!), é esperar por uma proposta unificadora, que reconhecendo os limites conjunturais e numéricos das organizações que cita, seja capaz de propor a participação, ao lado dos trabalhadores, das manifestações do dia 13, sabendo defender da sanha golpista as liberdades democráticas e, ao mesmo tempo, capaz de pressionar o governo contra medidas que afetam diretamente os trabalhadores… Enfim, o ato convocado pela CUT terá a presença de movimentos populares importantes (MST, MTST, CMP…), enfim, quem tem conseguido, no final das contas, arrastar multidões às ruas. Não me parece que o MTST e o MST possam ser tratados como meros braços do governo. Quem diz isso é a direita reacionária. Entristece ver gente de esquerda engrossando esse coro.

Mas não… a conclusão é que “só nos resta convocar o proletariado para boicotar as duas inócuas manifestações da esquerda reformista (06 e 13) no sentido de apontar a necessidade de organizar um plano de lutas das principais categorias rumo a uma greve geral de 48 horas que contemple como eixo a derrubada das medidas provisórias palacianas e por uma política de reposição salarial diante da crise inflacionária que se avizinha com a abrupta elevação da cotação do Dólar em relação ao Real.”…. Ai carai... 

Meeeeu!!! O sujeito deveria ser diretor de filme! Faria sucesso, porque é capaz de tirar conclusões imprevisíveis e surpreenderia demais seu público! Apenas me responda o seguinte: se alguém aí está em condições para organizar um plano de lutas que nos leve a uma greve geral, por que não fez anda? Está esperando o que??? Mesmo que seja a greve geral com horário para começar e acabar… Parece que ninguém tem força alguma, embora o discurso seja pomposo… Isso pode ser resultado das contradições da conjuntura em que vivemos, sem dúvida, mas é também resultado da burrice esquerdista e infantil que assola todas as organizações citadas. Aliás, se tivéssemos condições de uma greve geral de 48 horas, faríamos a revolução e não reivindicação salarial…

Mas não pára por aí, há uma conclusão triunfalista, que pelo menos manifesta alguma preocupação com a organização da direita!

se impõe a defenestração política destas marchas direitistas planejadas para o dia 15, contando com a mais ampla unidade de ação no campo da esquerda popular para esmagar a reação. Este é a melhor senda política para reforçar o moral do proletariado, colocando sempre o norte do programa socialista e o combate a política de colaboração de classes.”    Mas, ai carai, de novo…

Não é um raciocínio maluco esse??? Mais acima, tudo indica que vão concluir pela necessidade da unidade, contra a direita mais reacionária e pelos direitos dos trabalhadores; daí concluem que não devem participar nem de uma, nem de outra manifestação; por fim, conclamam a unidade da esquerda por um programa minimo que reforce “o moral” (?????) do proletariado, seja lá o que isso queira dizer…

Vou parar por aqui… Quem tem um tanto de bom senso ainda, pense um pouco nessa loucura toda e nessas organizações muito boas em lançar  “notas políticas” e nada mais…

Deixemos que os mortos enterrem seus mortos…

Nenhum comentário: