SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Enquanto isso, fiofós na mão, altos ofinoses petistas suplicam: "Do not disturb, please!"

O Serviço de Alto Falantes Ornitorrinco cumprimenta os presentes nesta patética quermesse em louvor de Nossa Senhora dos Petistas Engacaçados.
---xxx---

Copiei de Roberto Elias Salomão

"No limiar de 2014, que certamente será um ano repleto de desafios, sinto no ar um cheiro de medo e retraimento; um não sei quê de cuidados excessivos. Cautela é bom, mas em demasia mata. Nunca pratiquei surf, mas se vale a analogia o quente é ficar na crista da onda, nem muito à frente nem muito atrás.
Veja-se o caso da AP-470. Depois do silêncio ensurdecedor diante das condenações e das prisões dos petistas, segue-se a omissão das principais lideranças diante dos abusos que, mesmo na prisão, os companheiros estão sofrendo. Não podem ler, não podem trabalhar e, no caso de um doente grave como Genoíno, é-lhe vedada a prisão domiciliar. Ouvi de excelentes pessoas que não podemos provocar uma crise institucional, uma disputa entre os poderes. Ora, a crise institucional já se instalou, com o Judiciário usurpando descaradamente as funções dos outros poderes. A inação certamente não é o melhor caminho para deter o Joaquim Barbosa.
Li uma análise (e quase não acreditei) segundo a qual o governo Dilma não dá asilo a Edward Snowden porque, se desse, o Joaquim Barbosa determinaria (é isso mesmo, determinaria) a extradição do coitado para os EUA, e ele acabaria em Guantánamo. Quer dizer que já reconhecemos o regime vigente no Brasil como uma ditadura do Judiciário? O Executivo, chefiado por uma petista, e o Legislativo não podem fazer nada?
A última que li é que devemos ficar muito preocupados com a possibilidade de grandes manifestações populares durante a Copa, e que só isso pode impedir a vitória de Dilma nas eleições. Fiquei estático. Se essa foi a lição que tiramos das manifestações de junho último, então a situação é muito séria. Deveríamos estar nos preparando para ficar na crista da onda. Em vez disso, rezamos, em piedosa contrição, para que a onda não nos afogue.
Submeter-se ao cerco é suicídio. O que está sendo feito com Haddad em São Paulo não é mais do que a continuidade da AP-470. É óbvio que devemos ser responsáveis. Mas em política, como em qualquer outra área, exagerar os perigos e dificuldades é tão nocivo quando subestimá-los."

Nenhum comentário: