SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aquecimento municipal derrete candidatura de Munira Peluso

A candidatura de Munira Peluso derrete a cada dia, meninos e meninas, e não há photoshop que resolva.
 

O melancólico derretimento era inevitável porque seu projeto político é uma espécie de suflê de xuxu que, sabemos todos, não passa de patética e vã tentativa de assar o ar.
 

Ela ainda lidera mas a distância vem diminuindo de forma consistente porque, comparada aos demais candidatos, restam-lhe muita conversa mole sobre platitudes e, é claro, incontáveis problemas legais, e tantos, que seu futuro político vive numa espécie de UTI jurídica, sustentado por tubos ligados a liminares que suspenderam as desaprovações, pela Câmara Municipal, de suas contas de 1998 e de 2003 (esta também formalmente reprovada pelo Tribunal de Contas).

A coisa está tão feia que sua turma jura que ela é apoiada pelos deputados do PT, e eu não ficaria surpreso se, nos próximos dias, essa gente começar a dizer que ela conversa com Dilma todos os dias, e que o próprio Lula virá no comício de enterramento, ops, de encerramento da campanha.

Feita esta incisiva introdução - calma, é só a cabeçinha - vejam que preciosidade eu laçei nos pastos verdejantes da internet (o destaque é meu) sobre a "pecuarista" que não tem nenhuma vaquinha mimosa no curral. 

"Antonina Juízo Único Edital de Intimação - Criminal
Cartório Criminal e Anexos Travessa Ildefonso, 115, 
fone/fax 41 3432-3649, CEP 83370-000.
Antonina-PR EDITAL DE INTIMAÇÃO; Processo Crime 2002.20-1
O Dr. Siderlei Ostrufka Cordeiro, MM Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Antonina-PR FAZ SABER, a todos quantos o presente EDITAL virem, com o prazo de quinze dias, ou dele conhecimento tiverem, que não tendo sido possível INTIMAR pessoalmente (s) réu(s) MUNIRA PELUSO, brasileira, nascida aos 26/05/1952, em Curitiba-PR, RG nº 1524453-4/PR, filha de Hussen Ali Chemais e Lídia Chimits Chemais, residente na Rua Coronel Libero, n. 58, Centro, Antonina - PR na época dos fatos, atualmente em lugar incerto. Pelo presente INTIMA-A, da sentença que declarou extinta a punibilidade dos réus, com fundamento no art. 61 do Código de Processo P e art. 107, inciso IV c/c art. 109, inciso V, art. 110, § 1º e §2º, art. 115 e art. 119, todos do Código Penal, proferida em 16/06/2010 pelo MM Juiz de Direito Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch. Antonina-PR, aos dezoito dias do mês de maio do ano de dois mil e onze. Eu, Joice Motta, Auxiliar Administrativo, o fiz digitar e subscrevi. SIDERLEI OSTRUFKA CORDEIRO, Juiz de Direito."

Esta intimação, publicada no Diário Oficial da Justiça em 19/05/2011, nos remete ao Processo Crime 2002.20-1 e, a respeito dele, devo dizer que conheço muito bem o cidadão autor da denúncia e, de outra banda, dos autos emergem estrepolias e ilegalidades pra lá de cabeludas, meus amigos. Vamos lá?

Em apertada síntese, em 1997 Munira contratou o pasquim xexelento Voz do Litoral como órgão oficial do município, mas não realizou a licitação obrigatória e, instada pelo Tribunal de Contas a explicar-se, Munira apresentou os documentos que "comprovariam" a existência da licitação; o tal cidadão, em 2001, tendo reunido outros documentos e testemunhas que atestavam que a licitação de fato não fora realizada, apresentou requerimento de providências à Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público.

Examinados os documentos e ouvidas as testemunhas, quatro promotores ofereceram denúncia contra Munira Peluso e Alberto Melo Viana pelo cometimento de dois crimes: dispensa de licitação obrigatória e falsidade ideológica (que quer dizer, em linguagem popular, falsificação de documentos) e, no texto da denúncia está lá esta deliciosa e reveladora expressão: "...no afã de ludibriar a Corte de Contas, os réus...". 


A denúncia do MP foi acolhida por unanimidade por uma das Câmaras (composta, creio, por 5 desembargadores) do Tribunal de Justiça, vez que Munira tinha direito a foro privilegiado, por ser prefeita.
 
Ocorre que o processo prescreveu, tendo o Juiz de Direito da Comarca decretado, em 16/06/2010, a extinção da punibilidade dos réus, com o consequente arquivamento do feito, mas é preciso enfatizar que esta decisão NÃO SIGNIFICOU ABSOLVIÇÃO, que isso fique muito bem assentado. 

Mas eu dizia que conheço muito bem o cidadão que deu início ao processo - e fez Munira e Alberto dançarem miudinho - e que sustenta até hoje o inteiro teor da denúncia que apresentada ao Ministério Público.

O nome dele? Paulo Roberto Cequinel, que lamenta que a Justiça, por inacreditável lentidão, não tenha dado conta da sua justa demanda: "Eu fiz minha parte, mas a Justiça falhou miseravelmente!"

Quase por último, vejam que coisa interessante: o edital fala com todas as letras que Munira Peluso está "...atualmente em lugar incerto", o que explica sua intimação por edital. Onde estava? Em Antonina não era, até porque ela nem mesmo tem propriedades em terras capelistas (veja aqui) e só aparece a cada 4 anos, coincidentemente quando tem eleição.

Agora sim por último: Munira está a dizer que lutará pela construção da Rodovia dos Portos, antiga reivindicação dos capelistas. Na verdade os governos estadual e federal estão em avançadas tratativas para que finalmente a estrada seja construída, e parece que desta vez a coisa vai. Vale dizer que não tendo a menor ideia do que propor ao povo de Antonina, Munira se apropria de ações e iniciativas de terceiras instâncias, igualzinho quando afirma que foi ela que trouxe o Terminal da Ponta do Félix. 

Sei não, mas até as eleições Munira anunciará a cura da AIDS, prometerá trazer a Copa do Mundo para o glorioso estádio do 29 de Maio e dirá em seus comícios que fará o Atlético/PR subir para a série A, o que não resultará no voto de Jeff Urublues Picanço, tenho certeza.

Por oportuno, antoninenses, leiam estes provocadores textos de Jeff Picanço aqui, aqui, aqui e aqui.

Um comentário:

Jeff Picanço disse...

RAPAZ...AGORA QUE, SEGUNDO O MERCADO, ESTAMOS COM VIÉS DE ALTA, VADE RETRO, SATANÁS!! VAMOS SAIR DO INFERNO SEM AJUDA DE NENHUM CAPETA!!