SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Respeito às diferenças

“É tempo da Igreja de Cristo no Brasil descobrir
que ela não vive mais em sociedades absolutistas. [...]
Sem o direito do outro, não há o meu direito;
sem o meu direito, não há o direito do outro.
Se Deus não amar e cuidar do outro,
 por que ele haveria de amar e cuidar de mim?
Se Deus cuida e ama a mim,
por que ele não haveria de amar e cuidar
de outros além de mim mesmo?”
(Manoel Ribeiro de Moraes Junior,
Democracia X Iniquidade:
o purismo religioso
à disposição do retrocesso,
publicado no Viomundo).

Blogar pode ser, às vezes, esporte de contato ou, dito de outra maneira, quem fala/escreve o que quer, pode ouvir/ler o que não quer. Eu mesmo já andei levando umas cacetadas e nem por isso faço barda pelos cantos.

O nosso formidável Denilson, do Antonina Nossa Cidade, reproduziu notícia completamente falsa, lixo virtual fedorento, e se escandaliza com uma inexistente declaração de Dilma sobre jesus, e se benze em transe sugerindo que crentes são melhores que descrentes, e alerta o povo para não votar nela , convoca a santa inquisição e, quando lhe explico as coisas, fica abespinhado e, manhoso, afirma que eu teria praticado uma agressão contra ele. Conversa-mole, coisa de blogueiro casca-de-ferida, meu caros.  

Como não acredito na existência de deus – sim, sou um ateu horroroso! – a crença ou ausência dela não tem para mim nenhum peso. Poderia votar na Marina, que é evangélica, se considerasse que ela e o PV tivessem propostas decentes para o Brasil, ou no Serra, ou no Plínio, que não sei que apito religioso tocam, mas não votaria no Eymael, um democrata-cristão, porque ele é um evidente picareta, ainda que acredite em deus e vá à missa todos os domingos.

E não fiquem, meninos e meninas, com essas caras de carolas escandalizados. Quem segue determinada fé ou religião não pode impedir que os ateus, como eu, se manifestem e não creiam e não sigam fé ou religião. Ambos os direitos, aliás, o de crer e o de descrer, estão claramente assentados na constituição. Eu não sou melhor que vocês, nem vocês adquiriram superioridade alguma por conta das suas crenças. Somos, simples assim, diferentes. Aliás, alguns dos meus melhores amigos aqui em Antonina são evangélicos.  
Denilson avisou-me que nasceu e é eleitor aqui em Antonina. Parece ter acreditado que estou tentando ressuscitar politicamente, pataquada de certo leitor de Reginaldo Gouvea. Pois fiquem tranqüilos, antoninenses: ninguém corre o risco de ver-me pedir votos. Mantenho ainda certa compostura, não cuspo no chão, faço xixi sempre na caixinha de areia e, quando não tenho como evitar, trato de peidar bem longe de todos.  

Um comentário:

Fortunato disse...

Como são interessantes estes pensadores da direita.......falam em liberdade de expressão, mas desde que seja a liberdade deles............ falam e defendem o anonimato, mas desde que sejo para o lado deles.... defendem os princípios, desde que sejam os princípios deles.........falam em uma democracia mas desde que seja a democracia deles..... falam o que pensam mas só aceitam que os outros falem e pensem, desde que seja para concordar com eles........